As doenças ocupacionais são doenças desencadeadas no ambiente do trabalho, caracterizadas por causar algum tipo de alteração na saúde do trabalhador devido a atividade de seu oficio. Esse tipo de doença pode ser originada pela exposição de diversos tipos de agentes nocivos como radioativos, físicos, biológicos e químicos.
Fonte: Fundacentro
Na idade média era conhecida como a "Doença dos Escribas", que nada mais era do que uma tenossinovite, praticamente desaparecendo depois da invenção da imprensa por Gutemberg, e a partir daí as doenças ocupacionais começaram a ter "visibilidade" no cenário fabril, O problema se amplia a partir da década de 80, quando a doença torna-se um fenômeno mundial, devido a grande evolução do trabalho humano e o aumento do ritmo na vida diária.
Dentre as doenças ocupacionais mais comuns estão:
- LER
- DORT
- Tenossinovite;
- Tendinites;
- Epicondilite;
- Síndrome do túnel do carpo
- Bursite;
- Dedo em gatilho;
- Síndrome do desfiladeiro torácico;
- Síndrome do pronador redondo.
- Per (Perda Auditiva Induzida por Ruído.)
- As maneiras de Prevenir as doenças ocupacionais são:
O trabalhador deve aprender a identificar os sinais do próprio corpo para perceber o início de qualquer desconforto. Os sintomas mais comuns, que requerem a procura por um médico, são cansaço excessivo, desconforto após a jornada de trabalho, inchaço, formigamento dos pés e das mãos, sensação de choque nas mãos, dor nas mãos e perda dos movimentos das mãos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário