Postagem em destaque

Olá leitores, segue notícia a respeito do aumento a demanda pelo PCA. Cerca de 360 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum...

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Bora falar de PPEOB???

Olá Pessoal!

Voltamos com mais um post sobre gestão da segurança! Qual a novidade de hoje?!

Primeiramente, acredito que muitas pessoas não fazem ideia do que se trata essa sigla... O objetivo de hoje é deixar clara a importância desse programa e trazer um exemplo do nosso cotidiano. Vamos ao trabalho!

Primeiramente, vamos definir alguns pontos cruciais:

O que é o PPEOB?
É o Programa de Prevenção à Exposição Ocupacional ao Benzeno.

O que é o BENZENO?

É UM HIDROCARBONETO AROMÁTICO QUE SE APRESENTA COMO UM LÍQUIDO INCOLOR, LIPOSSOLÚVEL, VOLÁTIL, INFLAMÁVEL, DE ODOR CARACTERÍSTICO, PERCEPTÍVEL A CONCENTRAÇÕES DA ORDEM DE 12 PPM, CUJA FÓRMULA MOLECULAR É C6H6 (FUNDACENTRO 1993)

Quais as principais fontes de exposição ao Benzeno?

  Siderurgias;
  Indústrias do petróleo;
  Indústrias petroquímicas;
  Indústrias químicas que utilizam o benzeno em processo de síntese química;
  Laboratórios de análise química;
  Postos de gasolina e mecânicos de automóveis.
  Atividades que usam gasolina como solvente.


Quais os efeitos à exposição ?

Agudos:

O benzeno é um irritante moderado das mucosas e sua aspiração em altas concentrações pode provocar edema pulmonar. Os vapores são, também, irritantes para as mucosas oculares e respiratórias.

Crônicos:

Alterações Hematológicas: Vários tipos de alterações sanguíneas, isoladas ou associadas, estão relacionadas à exposição ao benzeno. Devidas à lesão do tecido da medula óssea (local de produção de células sanguíneas), essas alterações correspondem, sobretudo a Hipoplasia, Displasia e Aplasia.

Alterações  neuro-psicológicas e neurológicas: São observadas alterações como: atenção, percepção, memória, habilidade motora, viso-espacial, viso-construtiva, função executiva, raciocínio lógico, linguagem, aprendizagem e humor.

(Mais informações em: http://www.grupomednet.com.br/medicina-trabalho/ppra-pcmso-ltcat-aso-ppp/benzeno.html)


(ESTAMOS ATENTOS AO BENZENO? 

Então vamos continuar...)

O programa visa informar à toda e qualquer operação que envolva a transação do benzeno ou materiais que o tenham em suas composições, com a finalidade de garantir às pessoas e ao meio envolvido, a segurança aferida pelos órgãos regulamentadores.

O reflexo deste programa pode ser percebido na seguinte notícia:


(Mais informações em: http://www.mundosindical.com.br/Noticias/26183,Anexo-a-NR-9-garante-reducao-de-exposicao-ao-benzeno-em-postos-de-combustiveis)

A Norma regulamentadora de número 9 (PPRA - Programa de prevenção de riscos ambientais) ganhou um anexo exclusivo para garantir a saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência e reduzir o risco de contaminação pelo benzeno no ambiente laboral.

A proposta foi apresentada no I Encontro Estadual dos Dirigentes dos Sindicatos dos Empregados de Postos de Combustíveis do Estado do Rio de Janeiro.

"O documento é fruto do trabalho desenvolvido pela Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO) para melhorar a qualidade, a segurança e saúde no ambiente laboral".  Foi elaborado com base em estudos desenvolvidos pelos Sindicatos dos Frentistas do Rio de Janeiro, Campinas, Bahia e Santa Catarina.

Os postos de combustíveis terão três anos para implantar as novas regras. Entre as mudanças propostas no documento está a instalação do sistema de recuperação de vapor junto as bombas de combustíveis

A nova tecnologia vai retirar da zona de respiração dos trabalhadores vapores liberados pela gasolina. 

Todas as atuais bombas de combustíveis terão que ser substituídas. Os equipamentos mais antigos serão os primeiros a serem trocados.

Os anexos da NR-9 reforçam a NR-20 (Segurança e saúde no trabalho com líquidos combustíveis), uma vez que esta já traz informações como: os empregados expostos ao benzeno deverão ser capacitados para exercerem as funções. Eles terão que receber orientações básicas sobre os riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção, sintomas de intoxicação, medidas de prevenção e terão saber realizar procedimentos de emergência.


[ATENÇÃO]
"Os postos de combustíveis de todo o país não poderão mais abastecer os carros, após ser acionada a trava automática de segurança da bomba." 

A determinação conta no artigo 9º do anexo que relaciona as atividades operacionais.

Os postos de combustíveis ficarão responsáveis pela higienização dos uniformes dos funcionários!


Além do processo de conscientização que deverá existir (como  abaixo), de responsabilidade da empresa:

“A GASOLINA CONTÉM BENZENO, SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA. RISCO À SAÚDE.” 



Quanto menor o risco, melhor o processo!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário