Postagem em destaque

Olá leitores, segue notícia a respeito do aumento a demanda pelo PCA. Cerca de 360 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum...

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Segurança e saúde nos trabalhos em espaço confinado



E aí? Esta imagem te causou impacto? Sim? Que bom! Esta é a intenção! Essa é uma placa típica para sinalização de espaços confinados.

Você sabia que o espaço confinado é um local bastante perigoso?  O número de acidentes nestes ambientes é muito alto, além disso, geralmente são fatais.  Eles acontecem por diversos motivos, sendo o principal a falta de informação sobre os riscos inerentes à atividade. Logo, todos os cuidados e medidas de proteção devem ser tomados para diminuir e controlar os riscos. E o primeiro desses cuidados é justamente a INFORMAÇÃO

Vamos então entender melhor o conceito de espaço confinado?

De acordo com a NR 33 - norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados - denomina-se este ambiente como qualquer área não projetada para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Agora que entendemos o conceito, vamos exemplificar os tipos de Espaço Confinado, olha só:

Os principais riscos detectados na maioria dos Espaços Confinados são: 


  • presença de poeiras e gases tóxico; 
  • a existência de substâncias inflamáveis que podem gerar explosão ;
  •  insuficiência de ventilação. 


Deu pra perceber o quanto é arriscado, não é?



O vídeo abaixo trata-se de uma reportagem realizada pelo Repórter Cidadão, a qual traz um acidente em que homens morreram em busca de água. Apesar de não se tratar de um ambiente de trabalho, achamos interessante mostrá-lo para frisar a importância de conhecer os riscos relacionados aos espaços confinados, pois eles não se limitam apenas a atividade industrial.


Agora, um outro acidente, em ambiente de trabalho no Espírito Santo:




Uma pena, não é? 
Mas a notícia boa é que esses acidentes podem ser evitados, primeiro, através de informação e também através da adoção de medidas preventivas. Quais são essas medidas? Ah, elas estão dispostas na norma Regulamentadora NR 33, como foi dito acima. Para visualizá-la é só clicar na imagem!





Por hoje é só! 
E se você quiser compartilhar informações adicionais ou curiosidades, vamos adorar! Informação nunca é demais, principalmente sobre a nossa segurança! 
Até mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário