Postagem em destaque

Olá leitores, segue notícia a respeito do aumento a demanda pelo PCA. Cerca de 360 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum...

terça-feira, 22 de novembro de 2016

PCA - Programa de Conservação Auditiva


O que é PCA?

A sigla PCA significa Programa de Conservação Auditiva.




Para que serve o PCA?

O Programa de Conservação Auditiva é um conjunto de medidas cujo objetivo é impedir que determinadas condições de trabalho provoquem a deterioração dos limiares auditivos. Protegendo e prevenindo os trabalhadores que são expostos a níveis de pressão sonora elevada de desenvolverem o PAIR – Perda Auditiva Induzida por Ruído. O Programa deve ser desenvolvido por profissionais que estejam envolvidos e capacitados com a prevenção e redução dos acidentes de trabalho.

Nas empresas, onde existir o risco para a audição do trabalhador necessidade de implantação do PCA. O PCA envolve a atuação de uma equipe multidisciplinar, onde se faz necessário o envolvimento das áreas: de saúde (médico e fonoaudiólogo), de segurança (engenheiro e técnico), de gerência industrial, de recursos humanos.

NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O PCA é um Programa previsto na NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais que estabelece e obriga a elaboração e implementação por partes das empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados.
O PPRA é um programa que norteia a conservação auditiva, facilitando dessa forma o desenvolvimento do PCA.

Para saber mais sobre a NR 9, clique aqui.

Benefícios do PCA

Entre os principais benefícios, podemos destacar:
  • Prevenção da PAIR;
  •  Aumento da produtividade;
  •  A motivação dos funcionários;
  • Melhoria da qualidade do serviço e do produto;
  • Bem estar no ambiente de trabalho;
  • Redução dos gastos;
  • Redução do índice de acidentes de trabalho;
  • Minimização do índice de doenças ocupacionais.

A aplicação do PCA é além de cumprir uma norma legal é um ato inteligente para as empresas, que sabem os benefícios a longo prazo tanto para o trabalhador quanto empresa, ambos se beneficiam do ponto de vista legal, como o da saúde e bem estar da comunidade trabalhadora.


1. Como fazer?

Formas de prevenção:

Após todos os levantamentos dos dados pelos especialistas de cada área, deve-se iniciar as atividades educativas que forneçam informações sobre o funcionamento da audição e as suas patologias, visando dar ênfase para as perdas auditivas induzidas pelo ruído ocupacional (P.A.I.R.O.) e a importância do uso dos equipamentos de seguranças (E.P.I.) para todos os trabalhadores que estão expostos a ruídos intensos.  Estas informações poderão ser feitas por meio de publicações (folhetos, revistas, etc.) e palestras, sempre com uma linguagem simples e objetiva, visando propiciar uma melhor conscientização e educação do trabalhador.


EPIs 3M - Equipamentos de Proteção Individual



Um pouco sobre a empresa




Fonte: http://www.3m.com.br/3M/pt_BR/epi/solucoes-de-seguranca-pessoal/solucoes-protecao-auditiva/


2. E como não fazer?

Fonte: http://www.trt1.jus.br/web/guest/destaque-completo?nID=22416872

Nenhum comentário:

Postar um comentário